sexta-feira, 31 de março de 2017

Barganha espanhola no Brexit

Embora seja contra a independência da Escócia, como já noticiamos, a Espanha pode se voltar contra o Reino Unido em outro cenário do Bexit: Gibraltar.

Conquistada por exércitos anglo-holandeses em 1704 e cedida permanentemente pela Espanha aos britânicos no Tratado de Utrecht em 1713, sua reconquista sempre foi alvo do interesse espanhol.

No século XX, com várias leis internacionais promovendo o fim do colonialismo, foi estabelecido que qualquer mudança relevante em Gibraltar, como a saída da União Europeia por exemplo, precisa ser assinada por Reino Unido e Espanha. 

Os espanhois estão sinalizando que não pretendem assinar e possuem o aval da União Europeia. Ano pasado, a Espanha ofereceu a "governança compartilhada" do território para resolver o problema de Gibraltar pós-Brexit e os habitantes de Gibraltar, preferindo manter o status de "britânicos" foram totalmente contra. No entanto, os espanhois não costumam ligar para a vontade de populações regionais quando se trata de obter ou manter territórios e por isso mesmo parece não terem desistido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário